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A importância de remuneração no engajamento e na gestão de pessoas

  • Foto do escritor: Marcio Nascimento
    Marcio Nascimento
  • 1 de mai. de 2019
  • 3 min de leitura

Atualizado: 28 de jun. de 2019

Um bom pacote de benefícios faz com que as pessoas passem a controlar suas necessidades de segurança. Com o sentimento de segurança sob controle, as pessoas estarão mais concentradas em suas atividades, resultando em produtividade.


Em gestão de pessoas, o engajamento não acontece apenas pela satisfação das

necessidades financeiras dos colaboradores. Estilo de gestão, clima, possibilidades de

carreira, autonomia, desenvolvimento, propósito da atividade e entrega aos

stakeholders estão entre os fatores que contribuem para o bom ambiente da empresa.


Mas não há como se negar que a segurança financeira, numa relação trabalho e

capital, consiste em um dos principais pilares para a atração e manutenção de bons

profissionais. É fato que um pacote de remuneração - salário, benefício, remuneração

variável - bem estruturado direciona comportamentos e engaja pessoas na busca dos

resultados organizacionais.


Inicio citando o psicólogo norte americano Abraham Maslow que, na década de 40,

formulou uma teoria de motivação com base na hierarquia de necessidades que

influenciam o comportamento humano.


Segundo a teoria, à medida que o homem satisfaz suas necessidades básicas, outras mais elevadas surgem e assumem o predomínio do seu comportamento.


A pirâmide de Maslow ainda representa bem o comportamento humano e serve de referência para a liderança e para a área de Recursos Humanos das organizações compreenderem a natureza de seus colaboradores e elaborarem planos de ações e ferramentas de gestão de pessoas, destacando aqui o pacote de remuneração.


Salário é fator motivacional e encontra-se na base da pirâmide. Afinal, com ele suprimos nossas necessidades básicas ou fisiológicas. Sua definição é estabelecida a partir das atribuições e responsabilidades requeridas do cargo que um profissional ocupará, a classificação interna na estrutura de cargos, aspectos legais (ex.: profissões regulamentadas) e o mercado.


Mas o salário, por si só, não é suficiente para motivar comportamentos. É preciso investir mais.


O outro componente da remuneração é o pacote de benefícios - plano médico,

previdência complementar, alimentação para o trabalho, creche, bolsa de estudo - que

remete à segurança das pessoas. Neste componente, mesmo com a complexidade operacional envolvida, vemos organizações adotando pacotes flexíveis e que invariavelmente representam menos despesas, visto que aqui não há o peso de encargos previdenciários, fiscais e trabalhistas.


Um bom pacote de benefícios faz com que as pessoas passem a controlar suas necessidades de segurança. Com o sentimento de segurança sob controle, as pessoas estarão mais concentradas em suas atividades, resultando em produtividade.


A componente remuneração variável, de curto e longo prazo, representa as

necessidades sociais, de estima e de auto realização das pessoas: a viagem dos sonhos,

o carro novo, a compra ou troca de moradia, um curso no exterior estão entre as

necessidades de status das pessoas que podem ser realizadas mediante a recompensa

pelo alcance de metas de desempenho estabelecidas pela organização. A partir do momento em que há o alinhamento do pensamento estratégico dos acionistas com os colaboradores, por meio da definição, comunicação e desdobramento de metas, é possível definir um programa de remuneração variável que estimule todos a perseguirem os objetivos organizacionais.


O que engajará as pessoas em uma organização, sem dúvida alguma, é seu propósito,

o objetivo, o significado de sua atividade no âmbito da organização e da sociedade.

Entretanto, ferramentas como um bom pacote de remuneração têm efeito significativo no comportamento humano e engajamento para o alcance de resultados.


Um dos desafios das áreas de Recursos Humanos é o de definir, em conjunto com o

board, a filosofia de remuneração de sua organização e o mix ideal de cada um dos

componentes da remuneração, observando anseios dos colaboradores, mercado,

sustentabilidade financeira do programa, aspectos legais e tributários.


Remuneração atrai e retém pessoas. Também comunica e direciona.


Até o próximo.

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